Para além do desenho curricular nacional legalmente definido pelo Ministério da Educação e Ciência, seguido em todos os ciclos, os alunos dispõem ainda de outras atividades, no âmbito da oferta de escola, de enriquecimento pessoal e educativo.
Assim, os alunos iniciam a aprendizagem da Catequese, Inglês (Cambridge), Música e Educação Física a partir do pré-escolar. A partir do 1º ciclo contam ainda com a disciplina de Saúde e com o Projeto de Educação Tecnológica e Programação da Happy Code, e no 2º Ciclo passam a usufruir da disciplina de Espanhol. Como segunda língua e integrada no desenho curricular do 3º ciclo, opta-se pelo Espanhol/Francês/Alemão.
Desde o pré-escolar ao 3º ciclo, procura-se que os professores trabalhem em equipas disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares no sentido de concretizarem a articulação vertical e horizontal dos conteúdos programáticos, proporcionando aprendizagens significativas, com grau crescente de profundidade e complexidade na abordagem dos vários temas. As práticas pedagógicas são planificadas em grupo, respeitando as características individuais dos alunos, considerando a realização de atividades motivadoras que promovam a aplicação prática dos conteúdos trabalhados teoricamente, recorrendo à utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e fomentando a aprendizagem cooperativa.
Dentro do espírito de uma escola inclusiva, construtora de uma sociedade de e para todos, é preocupação do Externato dar resposta aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Neste sentido, o Externato procura ajustar o processo de ensino-aprendizagem introduzindo as adaptações necessárias e proporcionando apoio pedagógico personalizado, recorrendo ao auxílio do gabinete de psicologia, e de terapeutas especializados, sem dispensar o apoio da família, neste caso ainda mais essencial.